Faz hoje duzentos anos que nasceu, no dia 12 de Fevereiro de 1809, o naturalista britânico Charles Darwin.

Aos 22 anos, Darwin deu a volta ao mundo, a bordo do famoso navio "Beagle".
Esteve em países ou locais como: Cabo Verde, Brasil, Argentina, Andes, Terra do Fogo, Chile, Peru, Ilhas Galápagos, Nova Zelândia, Austrália, Ilhas Cocos.
A viagem do Beagle durou quatro anos e nove meses, dois terços dos quais Darwin esteve em terra firme. Nesta viagem Darwin estudou uma enorme variedade de características geológicas, fósseis, organismos vivos e conheceu muitas pessoas, entre nativos e colonos.

Foi esta experiência que levou ao desenvolvimento das suas ideias revolucionárias e inovadoras sobre a evolução dos seres vivos.

Darwin revolucionou a ciência da época ao propor a sua Teoria da Evolução para explicar a diversidade biológica, mostrando que as características dos indivíduos são transferidos pela hereditariedade e que as espécies que mais se adaptam ao ambiente sobrevivem e passam as suas características para os seus descendentes.


A este processo de evolução, Darwin chamou seleção natural e no ano de 1859, publicou a obra "A Origem das Espécies".



O aspecto mais polémico da sua teoria foi propor que o homem e o macaco seriam descendentes do mesmo ancestral.


Tal foi o grande impacto das suas teorias que a primeira edição da Origem, com tiragem de mil duzentos e cinquenta exemplares, esgotou-se no primeiro dia.

As idéias de Darwin logo encontraram fortes oponentes, desde muitos cientistas, que viam na teoria a incapacidade para explicar a origem das variações entre espécies e indivíduos de uma espécie, até líderes religiosos, pois as idéias de Darwin iam contra quaisquer concepções da origem da vida segundo os preceitos teológicos vigentes

Somente em 1997 a teoria recebeu anuência do representante máximo da Igreja Católica, o Papa João Paulo II.

A teoria de Darwin revolucionou definitivamente o modo como o mundo científico e o homem de maneira geral compreendem a existência da vida no planeta.