Baleia de Humpback

A baleia humpback(Megaptera novaeangliae) mede entre 12–16 metros e pesa aproximadamente 36 toneladas!!
Estas baleias fazem migrações anuais percorrendo cerca de 25 000 Km. Só se alimentam no Verão em águas polares, migrando no Inverno para águas tropicais onde se reproduzem.
O seu prato preferido é o Krill (camarões!!) e outros pequenos peixes.
Durante o Inverno, para sobreviver sem se alimentarem as baleias usam as suas reservas de gordura.


Pequenas Criaturas

BubbleShare: Share photos - Powered by BubbleShare

Olimpíadas de Física

Os alunos, Paulo Marques (9ºC), João Tiago Pereira (9ºD) e Rui Vilaça (9ºE), ficaram classificados em primeiro lugar na Etapa Regional das Olimpíadas de Física, que se realizaram na Universidade do Porto no dia 10 de Maio.

Neste evento participaram cerca de 50 equipas provenientes do mesmo número de escolas de toda a zona norte do país, tendo as provas envolvido a resolução de problemas teóricos e práticos de Física.

Nos próximos dias 6 e 7 de Junho irá realizar-se a final nacional em Lisboa.

I Jornadas Terapêuticas Bio-Sabores



Durante o mês de Maio a empresa Bio-sabores irá realizar as I Jornadas Terapêuticas, com o objectivo de promover um estilo de vida mais saudável e a saúde através de palestras e actividades gratuitas, além de cursos, degustações de produtos, entre outras tantas.

Serão dias imperdíveis, com mais detalhes sobre a programação na íntegra, com todas as suas actividades, no site: www.bio-sabores.pt, ou directamente na loja (tel: 253695007)

The animals save the planet

Vejam estes vídeos, estão demais!!

Uma maneira divertida de chamar atenção para os pequenos gestos que ajudam a salvar a Terra!

The animals save the planet

Olimpíadas de Química Júnior

Foi com bastante entusiasmo que no dia 18 de Abril nós, alunos da escola EB 2e3 de Celeirós (Catarina, Daniela, Paulo, Tomás, Carla e Fábio), acompanhados pelas docentes de Físico-química (Professora Ana Cláudia e Professora Elizabete), participámos nas Olimpíadas da Química que decorreram na Universidade do Minho.

As cabecinhas frescas e prontas a dar o seu melhor, chegaram à UM por volta das 9:30H da manhã e logo foram encaminhadas para um anfiteatro para dar início às provas.

O concurso consistiu em dois tipos de provas: uma foi desempenhada num laboratório (problemas práticos) e a outra no próprio anfiteatro (problemas teóricos).

Passadas 2 horas intensivas de provas e com os olhos trocados de tantas pipetas e provetas, o cansaço e o apetite eram notórios, altura então para almoçarmos e fazermos um balanço das provas!

No final do almoço, houve ainda tempo para conhecermos melhor a UM e ouvirmos falar sobre os plásticos “amigos” e sobre a química do chocolate, enquanto que os responsáveis pelas Olimpíadas corrigiam as provas…

Por volta das 16H, dirigimo-nos novamente para o anfiteatro para sabermos os resultados! Esta era a hora da agitação!

Infelizmente, não ficámos nos 3 primeiros lugares mas, esforçamo-nos e acima de tudo demos o nosso melhor!

Apesar de não termos conseguido estar entre os 3 melhores, valeu a participação que enriqueceu bastante a nossa cultura química.

Para o próximo ano lá estaremos de novo e desta vez para ganhar!!!

Catarina Pinto Silva

8º C

Olimpíadas da Química Júnior

Realizaram-se mais uma vez, as provas de selecção dos alunos que irão participar nas Olimpíadas de Química Júnior no dia 19 de Abril.

Nas Olimpíadas de Química Júnior participam as escolas do distrito de Braga e costumam ser muito concorridas. A nossa escola este ano será representada por seis alunos organizados em duas equipas.

Aqui ficam algumas fotos da prova realizada na escola.