Foi com bastante entusiasmo que no dia 18 de Abril nós, alunos da escola EB 2e3 de Celeirós (Catarina, Daniela, Paulo, Tomás, Carla e Fábio), acompanhados pelas docentes de Físico-química (Professora Ana Cláudia e Professora Elizabete), participámos nas Olimpíadas da Química que decorreram na Universidade do Minho.

As cabecinhas frescas e prontas a dar o seu melhor, chegaram à UM por volta das 9:30H da manhã e logo foram encaminhadas para um anfiteatro para dar início às provas.

O concurso consistiu em dois tipos de provas: uma foi desempenhada num laboratório (problemas práticos) e a outra no próprio anfiteatro (problemas teóricos).

Passadas 2 horas intensivas de provas e com os olhos trocados de tantas pipetas e provetas, o cansaço e o apetite eram notórios, altura então para almoçarmos e fazermos um balanço das provas!

No final do almoço, houve ainda tempo para conhecermos melhor a UM e ouvirmos falar sobre os plásticos “amigos” e sobre a química do chocolate, enquanto que os responsáveis pelas Olimpíadas corrigiam as provas…

Por volta das 16H, dirigimo-nos novamente para o anfiteatro para sabermos os resultados! Esta era a hora da agitação!

Infelizmente, não ficámos nos 3 primeiros lugares mas, esforçamo-nos e acima de tudo demos o nosso melhor!

Apesar de não termos conseguido estar entre os 3 melhores, valeu a participação que enriqueceu bastante a nossa cultura química.

Para o próximo ano lá estaremos de novo e desta vez para ganhar!!!

Catarina Pinto Silva

8º C