Aqui vai a resposta à pergunta que me costumam fazer nas aulas.

Originalmente as pastilhas elásticas ou chicletes eram feitas de borracha natural extraída de uma árvore chamada Sapodilla, que existe nas florestas da América Central.

Já os Maias (perguntar ao professor de História quem eram) gostavam de mascar esta goma ou borracha a que chamavam "chicle" e daí o nome de chiclet adoptado pela Adams (fabricante de pastilhas elásticas).

A partir da segunda Guerra Mundial, os químicos inventaram a borracha sintética e esta veio substituir a goma natural das chicletes.

Esta borracha sintética é fabricada a partir de outra substância (etileno) que é extraído do petróleo bruto nas refinarias.

Sim, no fundo as pastilhas são feitas apartir do petróleo assim como a gasolina, o gasóleo e o alcatrão!!



Além desta borracha, as chicletes possuem açúcares ou adoçantes, corantes, aromatizantes e glicerina que actua como amaciador para que não fique muito dura...

As chicletes não são digeridas pelo sistema digestivo e o mais certo é que se engolires uma, ela saia tal qual como foi engolida.

No entanto em casos raros, a chiclete pode ficar presa no intestino e ficar calcificada formando as pedras intestinais ou enterolitos!