Aqui vai a resposta à pergunta que me costumam fazer nas aulas.
Originalmente as pastilhas elásticas ou chicletes eram feitas de borracha natural extraída de uma árvore chamada Sapodilla, que existe nas florestas da América Central.
Já os Maias (perguntar ao professor de História quem eram) gostavam de mascar esta goma ou borracha a que chamavam "chicle" e daí o nome de chiclet adoptado pela Adams (fabricante de pastilhas elásticas).
A partir da segunda Guerra Mundial, os químicos inventaram a borracha sintética e esta veio substituir a goma natural das chicletes.
Esta borracha sintética é fabricada a partir de outra substância (etileno) que é extraído do petróleo bruto nas refinarias.
Sim, no fundo as pastilhas são feitas apartir do petróleo assim como a gasolina, o gasóleo e o alcatrão!!
Além desta borracha, as chicletes possuem açúcares ou adoçantes, corantes, aromatizantes e glicerina que actua como amaciador para que não fique muito dura...
As chicletes não são digeridas pelo sistema digestivo e o mais certo é que se engolires uma, ela saia tal qual como foi engolida.
No entanto em casos raros, a chiclete pode ficar presa no intestino e ficar calcificada formando as pedras intestinais ou enterolitos!
3 comentários:
Ainda não percebi como é possível as pessoas consumirem as actuais chicletes, sabendo que são derivadas do petróleo!!!
E tudo o que não é petróleo nelas são só porcarias...
Libertem-se dessa dependência estúpida que vos tira a saúde e só enriquece os gananciosos que só fazem mais tolices ainda com o seu dinheiro, para mal do planeta e de nós todos!!!!!
Não imaginava tal coisa.Deviam de deixar ou proibir a venda.A direção geral da saude,devia proibir a venda de pastilhas.Prejudicial a saúde.Façam alguma coisa.Obrigada
Do caralho...desde que mastigo pastilhas fico com mais power deve ser do petroleo, vou começar a por uma beca de bagaço para ver o efeito.
Para o pessoal que não gosta de pastilhas, sempre pode chupar um chupa
Enviar um comentário