A nova bola feita de propósito para o Mundial de Futebol, foi baptizada de ‘Jabulani’, que significa "festejar" em zulu (origem no Bantu isiZuly) – um dos 11 idiomas oficiais da África do Sul –, foi apresentada na Cidade do Cabo, antes mesmo do sorteio dos grupos. As cores, de acordo com a Adidas, foram escolhidas para representar os 11 jogadores de cada selecção, os 11 idiomas oficiais da África do Sul e as 11 tribos que formam a população sul-africana.


Ken Bray, investigador e físico inglês da Universidade de Bath (Reino Unido), considera que o futebolista português Cristiano Ronaldo vai ter de mudar a sua técnica para jogar no Mundial de 2010, que decorrerá na África do Sul, devido ao design da nova bola – “pouco favorável aos livres do craque”, segundo assinalou.

O novo objecto esférico (ou seja a nova bola) concebido para o Campeonato do Mundo tem tendência a descrever trajectórias mais estáveis e mais favoráveis para os guarda-redes.

Em termos técnicos, permite um voo excepcionalmente estável e uma segurança perfeita em várias condições – baseada na tecnologia 'Grip’n’Groove'. É constituída por oito painéis 3-D (em vez dos habituais 14 das fabricações anteriores), ligados termicamente num molde esférico.




Será que o Cristiano Ronaldo consegue vencer a Ciência e marcar golos com esta bola perfeita?

Vamos esperar para ver!