O vaivém espacial Endeavour foi lançado hoje (8 de Fevereiro) a partir da Florida, com destino à Estação Espacial Internacional(ISS).
Esta foi a segunda tentativa no espaço de 24 horas; da primeira vez a NASA não pôde dar luz verde ao lançamento devido a um tecto de nuvens demasiado baixo. Mas, às 09h14min (04h14 hora local), as condições meteorológicas mudaram e o vaivém acabou por ser lançado do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, Florida.
Pouco depois, o vaivém seguia a mais de cinco mil quilómetros/hora para atingir mais de 26 mil km/h a fim de entrar em órbita.

O vaivém deverá chegar à ISS, estacionada a 343 quilómetros de altitude, na quarta-feira.

Será a 130ª missão dos "space shuttles" da NASA e a 32ª com destino a Estação Espacial Internacional.

A missão iniciada nesta segunda-feira vai durar 13 dias, com três caminhadas espaciais previstas.


Um novo módulo, o ‘Tranquility’, será instalado na ISS e terá uma cúpula com sete janelas de onde será possível fazer observação panorâmica da Terra, de corpos celestes e de naves em suas manobras de aproximação da estação. Essa estrutura foi construída pela ESA, a agência espacial europeia.
Com a instalação do Tranquility – de 18 toneladas, 7 metros de largura e 4,5 de diâmetro – e da cúpula – de 1,9 toneladas, 1,5 metros de largura e 2,9 de diâmetro – a ISS ficará 90% completa, informou a Nasa.

A tripulação da Endeavour tem seis astronautas. A única mulher do grupo, Kathryn Hire, participa na sua segunda missão (a primeira foi em 1998). Com 50 anos de idade, é capitã da Marinha americana (reservista). Foi a primeira mulher das Forças Armadas americanas a ser designada para uma tripulação de combate aéreo.