A nova bola do Mundial



A nova bola feita de propósito para o Mundial de Futebol, foi baptizada de ‘Jabulani’, que significa "festejar" em zulu (origem no Bantu isiZuly) – um dos 11 idiomas oficiais da África do Sul –, foi apresentada na Cidade do Cabo, antes mesmo do sorteio dos grupos. As cores, de acordo com a Adidas, foram escolhidas para representar os 11 jogadores de cada selecção, os 11 idiomas oficiais da África do Sul e as 11 tribos que formam a população sul-africana.


Ken Bray, investigador e físico inglês da Universidade de Bath (Reino Unido), considera que o futebolista português Cristiano Ronaldo vai ter de mudar a sua técnica para jogar no Mundial de 2010, que decorrerá na África do Sul, devido ao design da nova bola – “pouco favorável aos livres do craque”, segundo assinalou.

O novo objecto esférico (ou seja a nova bola) concebido para o Campeonato do Mundo tem tendência a descrever trajectórias mais estáveis e mais favoráveis para os guarda-redes.

Em termos técnicos, permite um voo excepcionalmente estável e uma segurança perfeita em várias condições – baseada na tecnologia 'Grip’n’Groove'. É constituída por oito painéis 3-D (em vez dos habituais 14 das fabricações anteriores), ligados termicamente num molde esférico.




Será que o Cristiano Ronaldo consegue vencer a Ciência e marcar golos com esta bola perfeita?

Vamos esperar para ver!

Ano Internacional da Biodiversidade



Para lembrar a importância da Biodiversidade e mobilizar consciências mundiais, 2010 foi escolhido para ser o Ano Internacional da Biodiversidade.

A Biodiversidade refere-se à variedade de vida no planeta Terra e às funções ecológicas executadas pelos organismos nos ecossistemas – inclui a totalidade dos recursos vivos, biológicos, e genéticos e os seus componentes –, a espécie humana depende dela para a sua sobrevivência.


A multiplicidade de seres, existentes hoje, resulta de quatro mil milhões de anos de evolução de várias espécies e a ligação que estes mantêm entre si assenta numa regra simples: todos são necessários – e este é o princípio básico para manter a vida na Terra. Cada animal ou planta desempenha um papel que torna o sistema de funcionamento da Natureza perfeito ou, pelo menos, mantinha até o ser humano começar a ‘fazer mudanças’.


Para ler mais carregue aqui.

A época de Saldos chegou à NASA



A NASA – Agência Espacial Americana decidiu aderir aos saldos e aproveita para se desfazer de algumas naves espaciais que em breve deixarão de ser usadas. Os compradores interessados poderão adquirir qualquer um dos modelos à venda até dia 19 de Fevereiro e ainda levam um motor gratuito.

Quando a agência norte-americana anunciou em museus, universidades e outras instituições que iria pôr algumas das suas naves à venda, apenas 20 se mostraram interessadas. Contudo, com o desconto, esperam receber mais ofertas. Os modelos de 42 milhões de dólares (29 milhões de euros) ficarão por 28,2 milhões (20 milhões de euros).



Estas tecnologias ficarão à venda assim que saiam de circulação, mas os interessados já se podem registar e fazer a reserva do equipamento que mais lhes interesse.
O Discovery está fora da lista. Já tem alojamento e deverá ficar no Museu National do Ar e do Espaço (National Air and Space Museum), em Washington (EUA).
As naves Atlantis e Endeavour ainda estão disponíveis. Existe a possibilidade de a Entreprise também ficar à venda, mas a Nasa não confirmará nada antes do Verão.


in "Ciência Hoje"